3 Canções Marianas
Um ciclo de 3 canções devocionais que perfaz a história de 16 meses onde revelação e descoberta comungam de modo surpreendente. A viagem tem início em Berlim em Agosto de 2023, uma doce melodia, Mary, Queen of Angels, surge enquanto passeio na Hardenbergstrasse vendo ao fundo o telhado destruído da Gedächtniskirche (Igreja Memorial da Segunda Guerra Mundial). As fronteiras dissolvem-se por completo quando nessa mesma semana vejo mesmo ao lado desta igreja o filme Oppenheimer, o sensível e senciente céu azul que sempre senti fez-me romper num choro tão profundo quanto possível, sentindo-o como parte do meu corpo, o Seu Corpo, o Da Mãe Terra, que sobreviveu aos horrores do Séc. XX ... Valinhos é ali toda a Europa e toda a Europa é Valinhos ... Fátima não é da história mais, Fátima fez-se em mim lágrima. Sem tempo um movimento pela Paz no Mundo começa a ganhar forma encontrando em Dezembro desse mesmo ano a canção Yeshua ... "Yeshua, leva-me sempre pela tua mão", um mantra que traçou uma linha do tempo até à Semana de Maria em Maio de 2024, e sem saber bem comum, eis-me dentro da Capela da Anjo da Paz no Santuário de Fátima, sentindo uma tremenda Iniciação escutando palavras em ucraniano. De novo a benção das lágrimas mostra-me o Corpo, o Corpus da Humanidade, que começa a ser Canto nas palavras - PAX MUNDI,À Luz do Anjo da Paz - Aquando do nascer da canção Mãe da Liberdade. uma nova dimensão se abria na minha vida. Uma harpa de cristal consagrada ao Anjo da Paz e à inocência de todas as Crianças do Mundo, Inocência a que chamei "Pastorinho", dá-me a melodia que sempre viria a abrir as imersões do PAX MUNDI - "Anjo da Paz, Anjo de Portugal, Voa sobre nós, abre a mente universal. Hoje damos voz à tua celeste paz, anjos de um só anjo em mil formas dum só mundo, o mundo de Maria, a Paz, Sabedoria"
Três canções entre muitas outras que se definem como Marianas! Marianas porque buscam o sentido da Sabedoria dentro da Vida da Estrela da Liberdade - a Mãe Terra! A sua abóbada celeste azul, o verde natureza, a devoção e o Deus Interior, o Deus em Cada Coisa, O Deus além tempo, além género, além espaço, além tudo dissolvendo tudo em ... Beleza!
O toque sensível do humano que reconhece em si o dom de atravessar todo o tipo de fronteiras dissolvendo-se, apagando-se na melodia para ser nada mais que som dentro da inteligência divina!
Foi em 2014 que disse em total abnegação - a minha voz entrego-a a Jesus e o meu coração é de Maria, a minha Salvação! Cantando e meditando sobre o profundo significado destas palavras que digo a mim mesma, vivi estes 10 anos em contínua dança com a mudança, morrendo e renascendo, dando enfim, resposta à lembrança da minha Alma.
Ana Maria Pinto.