Arte ao serviço da Natureza
Para entender os passos da Rainha Santa Isabel Peregrina é necessário entender a essência do espírito franciscano. As primeiras 3 imersões dedicadas à Rainha Santa Isabel decorridas ao longo do mês de Janeiro trouxeram-nos um olhar lúcido sobre os factos da história, indo porém além da história para que no âmago da contemplação do excelso, Isabel ou Elisabela se torna-se humana, próxima e espiritualmente íntima no olhar devocional. Com base nas biografias de Agostinho da Silva e Ivan Gobry, os retratos intuitivos de São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis seguirão essa mesma linha, criando ao longo da imersão uma percepção amplificada destes excelsos humanos, onde a música e o cristal atendem à palavra da alma.
Testemunhos das imersões dedicadas à Rainha Santa Isabel
"Para mim as imersões da rainha Santa Isabel foram simplesmente divinais. Foi um mergulho profundo na história, vida e simbologia da rainha que automaticamente me fez navegar em águas profundas do meu ser e me questionar quem sou eu afinal? Na primeira sessão mergulhei nesse questionamento, abri-me à inspiração da rainha Santa como buscadora, peregrina, energia de mulher, mãe e líder nutridora, pacífica e amorosa. Na segunda sessão obtive a resposta no meu espírito: à medida que viajava na raíz ancestral da rainha, me conectava cada vez mais com a minha própria origem e essência. Foram realmente duas sessões muito bem estruturadas com um rico teor histórico, humano, energético e espiritual que proporcionou todo um reencontro com o mais profundo de mim. Parabéns por trabalho tão lindo e intenso. O meu muito obrigada!"
"Estes momentos foram um mergulho intenso num céu profundo, de um magma azul milagre, repleto de rosas e estrelas brilhantes. Céu em lenta ondulação onde cada rosa e cada estrela, trocando de lugares, vão desenhando magistralmente o som da música e da voz da Ana Maria. Céu transformado numa imensa pauta celestial! Céu, divino manto de Isabel de Aragão, transformado numa imensa pauta celestial!"
Um ciclo de 3 canções devocionais que perfaz a história de 16 meses onde revelação e descoberta comungam de modo surpreendente. A viagem tem início em Berlim em Agosto de 2023, uma doce melodia, Mary, Queen of Angels, surge enquanto passeio na Hardenbergstrasse vendo ao fundo o telhado destruído da Gedächtniskirche (Igreja Memorial da Segunda Guerra Mundial). As fronteiras dissolvem-se por completo quando nessa mesma semana vejo mesmo ao lado desta igreja o filme Oppenheimer, o sensível e senciente céu azul que sempre senti fez-me romper num choro tão profundo quanto possível, sentindo-o como parte do meu corpo, o Seu Corpo, o Da Mãe Terra, que sobreviveu aos horrores do Séc. XX ... Valinhos é ali toda a Europa e toda a Europa é Valinhos ... Fátima não é da história mais, Fátima fez-se em mim lágrima. Sem tempo um movimento pela Paz no Mundo começa a ganhar forma encontrando em Dezembro desse mesmo ano a canção Yeshua ... "Yeshua, leva-me sempre pela tua mão", um mantra que traçou uma linha do tempo até à Semana de Maria em Maio de 2024, e sem saber bem comum, eis-me dentro da Capela da Anjo da Paz no Santuário de Fátima, sentindo uma tremenda Iniciação escutando palavras em ucraniano. De novo a benção das lágrimas mostra-me o Corpo, o Corpus da Humanidade, que começa a ser Canto nas palavras - PAX MUNDI,À Luz do Anjo da Paz - Aquando do nascer da canção Mãe da Liberdade. uma nova dimensão se abria na minha vida. Uma harpa de cristal consagrada ao Anjo da Paz e à inocência de todas as Crianças do Mundo, Inocência a que chamei "Pastorinho", dá-me a melodia que sempre viria a abrir as imersões do PAX MUNDI - "Anjo da Paz, Anjo de Portugal, Voa sobre nós, abre a mente universal. Hoje damos voz à tua celeste paz, anjos de um só anjo em mil formas dum só mundo, o mundo de Maria, a Paz, Sabedoria"
Três canções entre muitas outras que se definem como Marianas! Marianas porque buscam o sentido da Sabedoria dentro da Vida da Estrela da Liberdade - a Mãe Terra! A sua abóbada celeste azul, o verde natureza, a devoção e o Deus Interior, o Deus em Cada Coisa, O Deus além tempo, além género, além espaço, além tudo dissolvendo tudo em ... Beleza!
O toque sensível do humano que reconhece em si o dom de atravessar todo o tipo de fronteiras dissolvendo-se, apagando-se na melodia para ser nada mais que som dentro da inteligência divina!
Foi em 2014 que disse em total abnegação - a minha voz entrego-a a Jesus e o meu coração é de Maria, a minha Salvação! Cantando e meditando sobre o profundo significado destas palavras que digo a mim mesma, vivi estes 10 anos em contínua dança com a mudança, morrendo e renascendo, dando enfim, resposta à lembrança da minha Alma.
Ana Maria Pinto.
Por vezes é difícil trazer para palavras a mestria que se evidência nestes concertos meditativos, é como abrir uma caixa de mistérios cheia de experiências que transcendem o tempo, o espaço e a razão. São marés de sabedoria enraizadas no nosso corpo, na nossa ancestralidade, que tem a capacidade de energizar os portais esquecidos e trazer a verdade da nossa natureza. Somos galácticas, somos seres de luz que esquecemos do nosso papel da nossa mestria e tudo isto torna-se claro quando mergulhamos em profunda entrega nestes concertos meditativos e descobrimos que a chave está na inocência: é preciso ver o cosmo na sua pureza, abraçar o mistério e por de lado a voz que questiona e entregar ao mistério desta nova era. Gratidão Ana Maria por seres este pilar de luz que desperta as sementes estelares do seu eterno sono e permites a cada uma delas encontrar a sua verdade, a sua luz, o seu brilho e sobretudo a sua inocência. Gratidão pura. Testemunho do Concerto Meditativo de 13 de Maio. Filipe Almeida
"O curso de 5 dias foi constelado na minha vida como o portal da minha voz romper a membrana plasmática e acessar à origem. Houve um acontecimento factual eletromagnético de cura deste chakra que efetivamente estava traumatizado e as voltas dadas em torno da dor que vinha a somatizar, vinha a tornar-se um incómodo e onde nada resultou como este método construído pela maestrina Ana Maria, actuou com magnificência. Todo o entorno de conhecimentos, sincronidades, partilhas, dedicação e responsabilidade afectiva de amor incondicional ,ingredientes constituintes de uma sabedoria intrínseca da natureza de Ana Maria. Todo o conteúdo é rico, tudo tem um ponto de partida que é inegável o seu bem fazer ao outros, em uma cura que nos coloca para lá da imaginação. É tornar alma palpável é estar em êxtase, é sentir o corpo-amor, é ser amado e ser nutrida pelos próprios requisitos da alma. É estar perante um altar durante 5 dias que nos transporta ao nosso altar interno. Onde viver com a chama interna efervescente é a naturalidade. Muito mais havia a dizer porque são muito mais infinitas as possibilidades do que as palavras que possa encontrar. Sinto-me privilegiada em existir no mesmo espaço tempo de cada alma em círculo." Ana Mónica Silva
O Guarda-Rios Mágico
Primeiro Roteiro Músico-Natural da Novaterra
O primeiro Roteiro Músico-Natural da Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente é dedicado ao Trilho Ecológico da Lipor. A pesquisa acerca do Trilho Ecológico da Lipor teve início em 2022 e ao longo de 2 anos a criação foi ganhando forma até este resultado final. A estória e as canções foram criadas especificamente para cada local do Trilho, com especial ênfase na fauna e na flora circundante. Um projeto onde a educação ambiental e a educação artística se fundem para melhor conhecer e sentir a Terra, seus reinos e maravilhas.
"É a hora do conto e as crianças esperam, curiosas, a história. A Donzelinha dos Ribeiros conta a sua aventura para ajudar a Folha em Forma de Coração a encontrar um amigo. Plantas e animais são chamados a ajudar: como se pode transformar um grande aterro de lixo? Como reciclar e regenerar o que se rompeu? E onde se esconde, afinal, a flecha azul rasando a água? Será precisa muita vontade e imaginação para devolver a terra à terra! O rio traz vida a brotar e uma criatura muito especial, fusão de pássaro e de humano: o Guarda-Rios Mágico. Reencontrar um bom amigo faz o coração crescer!" Marta Pais de Oliveira
A Coroa Angélica do Arcanjo Miguel
A Lua da Paz
Caminhando pela Paz no Mundo
O movimento PAX MUNDI foi lançado no dia 10 de Junho de 2024, dia do Anjo de Portugal, após uma Novena a Si dedicada, onde devoção, arte e natureza se fundem. O magnificente Mosteiro da Batalha recebeu o primeiro Concerto Mariano do PAX MUNDI contando com um grande número de participantes que no mesmo dia realizou a última sessão da Novena ao Anjo da Paz nos Valinhos, Fátima. A grandiosidade do Templo que recebeu o primeiro concerto deste movimento espelha a Missão que se intenta, pois quando se fala de Paz no Mundo, fala-se de uma História que se vai escrevendo à luz das enormes fragilidades da espécie humana. As palavras, os gestos, a música de PAX MUNDI são inteiramente entregues a Mãe Maria, para que se faça Luz à Luz da Sua Sabedoria.
O segundo evento do PAX MUNDI intitula-se "Gaudium Mysterium - A Lua da Paz" e contará com um Concerto Itinerante no monumental Convento de Cristo. O evento a Lua da Paz tem a duração de uma lunação + o dia do eclipse solar (2 de Outubro) que será passado no Monte da Lua em Sintra.
3 movimentos numa só esfera de Amor
Canto Lírico
o amor ao sublime e à arte da subtileza
A benção de uma forte vocalidade aliada a um sentido de perspicaz aperfeiçoamento permitiu-me interpretar obras magistrais com maestros e músicos de renome internacional e em salas distintas em Portugal e no estrangeiro.
Novaterra
a missão, as crianças e a Mãe Terra
Em 2016 fundei a Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente, um espaço onde desenvolvo projectos que visam a reconexão com a natureza através da arte. Aqui produzi 6 Livros/Álbuns Musicais e cada novo ano há novas produções!
Escola Voz da Terra
o templo das chamas sagradas
Em 2021 fundei a Escola Voz da Terra com o primeiro Curso de 5 Dias. Voz e espiritualidade fundem-se abrindo campos de percepção multidimensional para a purificação e elevação coletiva e individual.